terça-feira, 19 de janeiro de 2010

Os Gênios da Lãmpada Queimada


Não se espantem, é uma "santa do pau oco", minha favorita nas horas de indignação. Nunca vi tanta gente se fartando de ser "Gênio" sem lâmpada, nem bola de cristal. Basta um pouco de lero-lero, e começam as divagações... Tá certo que os americanos são reis em jogar tralha no mercado e o povo evoluído e primeiro do mundo, sair consumindo pra ver se continua o "milagre americano de ser". Eu vivo nesse ambiente esotérico, por vezes me questiono como fui parar lá com essa minha racional responsabilidade com o serhumano como um todo, que a Enfermagem me ensinou a respeitar. Mas o estudo do processo simbólico me apaixonou e fui percebendo o quanto poderia ser uma grande ferramenta de reflexão e autoconhecimento.
Caí no Buraco Negro da Fogueira das Bruxas (risos) mas estava eu sempre muito consciente da minha postura distinta da maioria, talvez por isso raramente em me junte ou associe a grupos, pois me dá coceira ver certas posições literalmente sem sustentação de nada. Por isso naum participo de comunidades onde eu vá viver me coçando e discutir com quem viaja na maionese é perda de tempo. Na minha comunidade, aí eu vou lá e questiono e contesto.  Como dizia minha professora_ "O pouco que um sabe é muito para quem não sabe nada." Isso é uma verdade, daí que qualquer livrinho, qualquer apanhado de simbolismo já faz o outro delirar. Além disso vem o lado espiritualizado do ciclano que faz dele um "sábio-bichão" e o povo carente, descontente, não escapa de uma sedução de uma ritualização. 
Nõ vamos colocar todos na fogueira, conhecimento existe, mediunidade também, mas no meu modo de trabalhar, é preciso que haja mais do que vender uma idéia mágica, fazer acreditar que um pensamento positivo cria mudanças, determinar o destino de um outro, como se não fosse cada um responsávl por suas escolhas e sua própria conduta quanto ao seu desenvolvimento como espírito. Não existe mágica, feitiço, existe sim um trabalho de busca de consciência, de sentir-se presente à vida, dono de sua vontade, de ir atrás da coerência com sua história, suas emoções, e isso é um trabalho pessoal, de um enorme esforço de criar mudanças dentro de si mesmo para que suas atitudes criem um movimento diverso no entorno. Tem gente que se acha evoluído, como? Um espírito evoluído não precisa se fazer de quem não é, não foge de confrontos, há um ego enorme que ainda o dirige e condiciona a ser oponente da ameaça daqueles que ele vê como grandes, diante de sua pequenez. 
  Há uma negação de seu próprio fracasso e a compensação deste a favor de um talento artístico que ilude a si e aos outros. Não condeno qualquer forma de crenç, de uso desta como forma de forma egrégoras, mas que haja compaixão por quem necessita de apoio. É indigno usar a ignorância e carência para ganhar poder. A vida e a sabedoria em viver vai além do ser esperto e se fazer de grande, submetendo os menores, fugindo literalmente da verdade, se achando deuses quando alguém valoriza o que ele não dá, vende e de forma ilícita, não ética. Esses  os miseráveis dos miseráveis, o coco  do cavalo do bandido. Tão evoluídos que se perdem em delírios de magnânimos, curadores, donos de uma verdade que lança na cara dos outros o escárnio próprio projetado no alvo. Por vezes  e muitas vezes, o ego é malígno, ameaçador, se projeta pelo poder sobre o outro, e quanto menos cônscio de seu poder, precisa de uma grande encenação para crescer fente o ignorante.
Auto-engano, auto-ilusão são gerados como mecanismos compensatórios de uma enorme carência emocional, uma forte invalidação, que fazem com que o individuo crie um eu  improdutivo como intelecto em busca de discernimento e reflexão, ele somente é uma formiga operária, talvez menos que ela, pois ela sabe bem sua função na sociedade.






4 comentários:

DESASSOSSEGADA disse...

existem profissionais e profissionais em qualquer area, tbm nao viveria pra andar abanando o rabinho e me coçando, mas a culpa é de quem??? Do falso genio ou da pessoa carente que aceita ser enganada???

Nao obtive uma conclusão ainda.

Bjos Sà te gosto

Desabafando disse...

Nossa...adoro seus textos mega reflexivos.

Acho que muitas pessoas acreditam que podem resolver as coisas magicamente mesmo e existem até livros de auto ajuda que incentivam isso não?

Adorei o trecho: "Não existe mágica, feitiço, existe sim um trabalho de busca de consciência, de sentir-se presente à vida, dono de sua vontade, de ir atrás da coerência com sua história, suas emoções, e isso é um trabalho pessoal, de um enorme esforço de criar mudanças dentro de si mesmo para que suas atitudes criem um movimento diverso no entorno"

Acho que aí vc disse tudo...isso é um grande trabalho pessoal, que exige muito esforço e coragem pra enfrentar a si mesmo.

Rê_Ayla disse...

cheguei aqui por acaso... e ADOREI.

vou linkar o blog de vcs no meu ok?... Gostei mesmo.

Sà-lamandra disse...

Desassossegadinha,
Acho que o carente existe por falta, enquanto que o falsário pela ignorância de critérios e se achar esperto em usar os outros.
Mas a vida é assim, só que nesse caminho do não-palpável o povo abusa!
Beijos minha linda