segunda-feira, 22 de fevereiro de 2010

Sentados a Beira do Caminho

Eu não posso mais ficar, a esperar...
Que um dia de repente, você volte para mim...
Vejo caminhões e carros a passar por mim...
Estou sentado a beira de um caminho...
Que não tem mais fim...
Meu olhar se perde na poeira dessa estrada triste...
Preciso acabar logo com isso...
Preciso lembrar que eu existo, eu existo, eu existo...
Olho pra mim mesmo, me procuro e não encontro nada...

É, se a gente deixa a vida passa e nós ficamos, sentados à beira do caminho literalmente. Eu gosto muito dessa posição, não nego, isso de poder observar a vida, as pessoas, o fluxo e me deixar à parte, esse seria meu sonho dourado: vida boa, protegida, bem amada...uhuhuuhuuuu!!!! Mas a vida me ensinou..tu fica ali na marginal da vida e termina atropelada por aqueles que correm diariamente para superar seus próprios limites.
Hoje na profissão que escolhi, sou uma eterna observadora de gente, uma "voyer psico-profissional". É uma delícia estudar o comportamento humano como resultando de tudo o que corpo-mente-espírito interagem e se conflitam. O grande desafio do homem é se achar dentro de si mesmo e daí poder se posicionar receptivo quanto ao que o universo lhe cobra, lhe impõe e ao qual precisa se submeter. 
O grande barato é que a gente eguinho teimoso, caímos em duas armadilhas: ou engolimos o Rei e com ele na barriga,somos os tais espertos, tentando sobreviver empurrando o da frente na fila, ou somos o povo da pasmaceira, o tempo baiano de ser, a cruzar o horizonte longínquo , esmirrando os zoinho por causa do sol de Senegal( apenas uma associação ao calor africano, não à cor do baiano), vendo lá longe a sombra achatada no chão, eita que dá uma lesera essa marcha, tem mais que sentar e esperar baixar a luz, deixar a brisa fresca levantar os cachos da morena.
A vida cobra desde cedo uma atitude, o despertar cedo, a fila pra cantar o Hino Nacional na entrada da Escola, o parar na calçada enquanto o semáforo está vermelho, nada de nota vermelha no Boletim, cuidado com a correnteza na praia. São tantos ensinamentos a metralhara nossa autêntica impulsividade que terminamos que enxergar isso, dentro da nossa pequena e limitada ótica infanto/juvenil, como muralhas a nos impedir de ir além ou impossível de serem ultrapassadas. Nossos pais são os primeiros a nos prover e tirar nossa sede e fome, muitas vezes tiram mais do que dão, tiram de nós a coragem de aprender  com o desconhecido, muitas vezes são nossos exemplos de estagnação, ou mesmo de detonadores de nossos potenciais, como forma de manterem-se no poder, sem serem ameaçados logo por suas próprias criações.

A gente mais que acredita muito pouco na gente, parece ate que  a vida é isso, lutar pra sobreviver diante desse caos externo e se auto-desafiar a resistir a não fraquejar diante de tantos obstáculos internos. Difícil demais compreender que o amor pode sufocar e limitar, pois ele existe junto com o egoísmo e a competição. Cada um tem seu ritmo e tempo, mas quanto tempo perdemos batendo continência para a vida quando o despertador toca às 5 da manhã, e vamos como robôs cumprir o dever que nos chama. Muita gente fica pelo caminho, a maioria se perde nas curvas, é atropelado pelos vândalos a 200km/hora, levantando poeira e a saia das prostitutas, vendedoras de suco de laranja como bico, arrecadando Merrecas dos sedentos de ilusório prazer de uma caverna quente, escura e macia, aconchegante e um poço de desejos, onde todos jorram seus males aprisionados,(essa imagem me fez lembrar do filme "À Espera de Um Milagre").
É preciso ir fundo, tocar o colo, penetrar na vida e fazer dela um caminho fértil, por onde você passará, deixando suas sementes, parte de você, seja pela estrada, seja no coração daqueles que se abrirem e te acolherem, seja nos teus projetos, sonhos, delírios-os loucos  e poetas são os que mergulham fundo em seu inconsciente, se conectam com a fantasia, seja de monstros ou fadas, se passam por paranóicos e esquizóides, mas tão lúcidos e coerentes na sua loucura pessoal. É preciso mergulhar nas emoções, buscar a liberdade de sentir, de poder ouvir seu coração, de ser "íntimo" de si mesmo, aquela intimidade dos cúmplices, que trocam segredos na alcova, que permitem falar de suas delirantes fantasias, chamo de intimidade de alma, quando você conversa com você olho no olho, total sinceridade.
Você vai ter que subir obrigatoriamente, é uma escalada, um emergir pro mundo é um despertar de consciência. Quantas crises a gente vive e introjeta, mergulha na escuridão, se isola, se enrosca em si mesmo, foge da realidade, desagua na dor e, nem percebe de é desse caminho interior que você regenera e renasce como uma criança, pois desse processo você vagou em busca de sua luz interior, seja pela fé, seja pelo instinto de sobrevivência. O Sol nasce e junto você desperta feliz, cheio de disposição para conquistar teu caminho. Teus pés na areia te trazem a razão a comandar tua vida, mas não mais desconectada de seus reais valores. Os castelos de areia serão projetos visuais que vão te carregar com entusiasmo na perseverança e esforço de ir pra vida, de lutar na prática, é preciso "obrar", produzir.
Você é resultado do que você cria, aprende, cresce e se adequa.
A gente pode muito, depende da gente querer e executar!
Olhe pra trás, tantas vitórias, tudo que fez te fez chegar até aqui, do mesmo jeito, onde você estancou, se acomodou, deixou você aqui.







12 comentários:

Desabafando disse...

Muitas vezes eu me faço essa pergunta: será que estou sentada vendo a vida passar? ou será que estou trilhando meu caminho? ainda que esse caminho seja diferente daqueles que passam dispostos a atropelar tudo que veem pela frente.

Eu quero crer que continuo caminhando e mudando...ainda que a passos pequenos. Adoreiii sua reflexão.

Morbid_Angel disse...

"Nossos pais são os primeiros a nos prover e tirar nossa sede e fome, muitas vezes tiram mais do que dão, tiram de nós a coragem de aprender com o desconhecido, muitas vezes são nossos exemplos de estagnação, ou mesmo de detonadores de nossos potenciais, como forma de manterem-se no poder, sem serem ameaçados logo por suas próprias criações."

Eh impressionante o q akbo aprendendo contigo Sa, impressionante msm.
Esses dias eu tava lendo o blog de uma parceira em q ela extravasa tudo o q sente (AMO blogueiros e gnt assim, q naum se maskra por tras de uma real falsa) ela tah fzendo terapia e tanto eu, qnto ela, fikmos nos perguntando o pq de alguns pais defenderem sempre os alheios e nunk seus filhos. Pode naum acreditar, mas existe gnt assim! Meus pais msm, sempre foram assim, era uma coisa contraditoria pq, ao msm tempo em q nasci superdotado, tirava as melhores notas, ser um dos melhores musicos e ter sempre uma certa "lideranca" nos saraus da escola, mto me era cobrado e parece q nada do q eu fazia e ainda faco seja suficiente e sempre sou comparado com primos e filhos de amigos deles, q na real, nem saum grande coisa.
Entaum eu perguntei isso a uma psicologa e ela disse q eh normal, q os pais erram qrendo acertar. Humilhar alguem eh qrer acertar??? Acho q independe de ser filho ou naum, isso tem a ver com krater, eu penso... mas... akbei aceitando o q ela disse, pois talvez ela naum tenha entendido meu ponto e, finalmente, hj me veio a resposta e tinha q vir de vc. rsrsrs
Meus pais (principalmente meu pai) sempre qrem se manter no poder. Ele jah estipulou q seguirei o ramo das exatas (o ramo q ele seguiu) e, cmo naum posso me bancar AINDA, terei q fzer uma uni de Matematica ao inves de fzer traducaum ou outra relacionada as areas humanas q, apesar de sim, eu me sair mto bem em exatas, eh o ramo q eu prefiro.
Mas eu naum vou fik sentado a beira do kminho fzendo calculos naum. rsrsrs
Se Deus qser vou recuperar minha saude e tentar o maximo pra controlar minhas fobias, usar esta uni como uma escada apenas pra poder ingresssar no mercado de trabalho, um trabalho q pague o suficiente pra q eu possaa dzer q naum preciso de mais NADA dele e poder, finalmente, fzer o q qser.
Tenho 19 ainda... dah tempo. rs. E quer saber? Nem q leve uns 20 anos, eu ainda farei isso, como jah disse, se Deus permitir.
Naum estou acomodado (embora pareca) e naum vou me acomodar NUNK. Apenas estou aprendendo a levar a vida e, devagar, ir atingindo gradualmente, tudo akilo q almejo pra mim.
A vida eh isso.
Bjos meu anjo, tenho mto orgulho de vc e te admiro mto.

Morbid_Angel disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
Rê_Ayla disse...

pra variar, adorei o texto =)

o q eu digo, mesmo diante de obstáculos q podem ser uma tentação a pararmos: FORÇA NA PERUCA!!! Levanta a cabeça e vai em frente, sempre. A vida tá aí pra a vivermos.

DESASSOSSEGADA disse...

Não sei se nao estou sentanda esperando a vida passar!

Bjos Sà adoro-te

Bleeding_Angel disse...

Tem selo pra vc no meu Memorial:

http://celamemorial.blogspot.com/2010/02/vc-me-faz-bem.html

Bjos

Sà-lamandra disse...

Po Desassossegadinha, parada no caminho? Imagina se essa sofreguidão toda fosse você sentadinha no caminho olhando pra si mesma e naum encontrando nada. Acho que falta espelho e um papo olho no olho com ele pra entrar encontato com essa aí que eu conheço daqui. :)♥
(risos)
Beijos

Sà-lamandra disse...

Desabafando, acho que cada um tem seu tempo e muitos se movem numa virada de vento, caí um raio e eles se tocam, outros precisam de uma estrutura interna a se mover. Vale muito o questionamento e a consciência do momento, o resto fica entrelinhas sendo cultivado a todo instante.
Ontem ao escrever esse texto, nem pensava no que escrever e, nem é muito meu estilo esse jeitão aqui nesse Blog, mas saiu...e eu respeito o que me vem na alma e se expressa pelos meus dedos. :)
Eu quando me "mexo" seja por vontade pr´pria ou depois de um chute na bunda, nossa, meu sol arianofica felizzzz e minha Lua capricorniana realizada com o dever cumprido. HOje passo uma fase de intensa e extrema de decisões e execuções, por isso o desejo de que todos a seu modo sinta-se assim fazendo algo por si.Não é fácil, mas é a assim que a gente cresce.
Beijo

Sà-lamandra disse...

Liana,
"Força na Peruca" e
"Sangue de Jesus tem Poder" num tem quem não se mexa. ehehehhehe
Eu num vim nessa pra vida mansa, eu queria...
:)
Beijos

Sà-lamandra disse...

Lukas :)
Eu sou sua fã. Fico feliz de ver você procurar em meio ao caos tua luz interior. Nada é acaso, a sincronicidade da vida é algo complexo e usa o tempo como um elo entre pequenas fagulhas de energia que emitimos para o universo e vai conectando e criando anéis, unindo pessoais, criando eventos.
Tudo tem m grande motivo, cabe a nós emocionalmente nos envolver, racionalmente compreender e aprender a coerência da razão e da emoção, e rumo ao meio!
Beijo

Anônimo disse...

Sá: eu acho que temos que encontrar o meio termo em algumas coisas e o O MÁXIMO em outras. O nosso principal problema é viver achando que tudo é 8- 80. E que nossas regras e vontades devem se aplicar com a mesma força em todos desejos. tenho tentado controlar meu 80, ele sempre me acompanha, eu nunca estou na calçada olhando. Sou imediatista, sou louca varrida e queria muito um pouco mais de sossego para meu bem -estar, as vezes este 80 me faz bem, me ajuda, mas minha saude sempre seSAI PREJUDICADA, tenho que tentar ser mais pensante na hora de saber olhar do cordão da calçada e na hora de correr atras do trem.

bjs baiana do coração

Ronaldo disse...

tambem estou te seguindo, depois leio com calma aqui, to na pressa agora

bjsss