sábado, 13 de março de 2010

Maria Machadinha

Eu sou esse espírito de menina, que vive acreditando que, "depende de mim" as coisas mudarem, sou uma entre milhões de células vivas nesse universo que buscam entrar em harmonia, mas sem perder a individualidade. Sou pacífica até a hora que me baixa  a "Maria Machadinha", toda vez que me deparo com questões individuais onde o ser humano se põe numa posição de soberba,  quando existe uma atitude crítica de um vitimado frustrado ou quando eu percebo claramente um indivíduo ganancioso e burro querendo me usar e me passar para trás... minha chama vira um caldeirao fervente e eu pronta para colocar os "sapos" pra cozinhar.
Eu devo ter herdado nas veias a sensação de expatriamento das minhas vidas passadas como indígena, lá eu usava o tacape e devia escalpelar uns que invadiam minhas terras, expulssavam minha gente, matavam meu povo como se fôssemos lixo, não seres humanos.
Hoje meu tacape é minha língua que queima diante da injustiça dos homens, da mediocridade que leva o ser humano a ser corrupto, destrutivo com seu opositor, que compra poder, que se aproveita dos "favores" condicionados, que infringe Leis com uma total cara-de-pau-lustrada e ainda ri de sua esperteza. Isso realmente me faz subir uma onda de indignação e um total desprezo pelo ser humano que em nenhum momento se preocupa em ser alguém de melhor qualidade.
Antes, eu era somente a menininha que brincava de guerreira sem força física, a raiva era mais mental e oculta, faltava discurso e conteúdo. Hoje, depois de saber muito claro o que defendo e acuso, e que a qualquer momento tenho a liberdade de mudar, desde que exista uma nova condução, eu sou autêntica, me orgulho e muito da minha independência financeira que me dá a ousadia de não precisar me preocupar com outros a quem eu poderia prejudicar com minhas atitudes. Só esse meu posicionamento já incomoda e muito as pessoas. É interessante perceber como elas reagem mal quando respondo aos e-mails ridículos que me repassam. Lá vem a novela da crítica do BBB 1, 2, 3, 4,. ..10, um discurso burro,  criticar reality show, pra que se essa é a vertente de um reality show, expor as pessoas, seja na sua ridícula intimidade, seja na sexual bunda e peitos, seja na desvairada guerra louca em que se enfiam os confinados. E o povo escreve que é baixaria, como se só essa baixaria passasse na TV. Pior é que a crítica não tem fundamentação alguma, é um besteirol que me irrita, porque me parece escrito por aquele infeliz que quer ainda ser o ditador da Lei e dos Bons Costumes, que já se foram, permanecem como lembrança dos tempos da censura para manter a castidade, hoje nem os buracos dos ouvidos são mais virgens. Sobram aqueles que acham que meu e-mail é lata de lixo: uns dizem que na internet só tem sacagem, outros que repassam como se dar click e mandar merda seja sinônimo de se comunicar, pior é quando você encontra uns que usam da internet como meio de desqualificar isso e aquilo que a doutrina dela é contra, sujos, imundos seres  que literalmente são vítimas de uma total ignorância, que nem conseguem perceber que o que você dissemina é um ato participativo seu e que traz mudanças no entorno.
Aí Machadinha  faz um discurso,  PROÍBE  de receber mais desse tipo de alegoria de comunicação. Caraca, eu fico muito irada, porra, meu tempo é para ser bem utilizado, tanto conhecimento que acumulei foi para fazer algo com ele!
Negócio  eu aprendi que é compromisso, envolveu dinheiro, um dever, de pagar e receber pelo valor pago. É outra coisa que muitos profissionais acreditam que a incompetência deles faz parte do pacote. Aqui , "escreveu, num elu, o pau comeu". Eu vivi fase braba em que não pude lutar pelos meus direitos, ora pela falta de grana e ora pelo próprio desalento da depressão, que se não me punha de cama, pelo menos me tirava o vigor de lutar pelos meus direitos. Isso me faz pensar no quanto as empresas concessionárias, os pseudos profissionais, pior aqueles contratados para nos salvar e defender, que abusam de todos os direitos civis, como também dos direitos humanos com pessoas que desconhecem totalmente seus direitos, idosos,  pessoas especiais, literalmente ignorados e feitos de otários. Eu agora to na fase de mandar para a Justiça, porque é um abuso o que tenho que aceitar como consumidor e cidadã. Infelizmente o meu voto é pouco para tanta corrupção política e poucos aqueles que percebem a responsabilidade de seu ato como cidadão.

Outro dia na minha psicoterapia em grupo, via um novo participante cochichar questionando quem era aquela (a homossexual), o engraçado que quisemos saber dele o que ele perguntava às escondidas e ele sem coragem de relatar. É tudo muito hipócrita, ele é um judeu que ao chegar fez seu discurso de pai de família provedor e respeitador, mas... "que não é santo", pois quando fica "difícil", ele paga prostitutas, muito digno de respeito ele. Mas jamais irei escutar dele algo mais claro e conceitual sobre o que ele pensa sobre a homossexualidade, principalmente ali na frente de outros homossexuais. Mesmo que minha colega seja assumida e sem traços de alguma dificuldade hoje com sua sexualidade, ainda existe preconceito,mas pior que o preconceito, é a total ausência de conhecimento, discernimento e compaixão por qualquer pessoa ou classe que esteja numa posição ainda tida como "marginal". Somos CRISTÃOS, será que se pratica o Cristianismo, que se acredita num Deus único e se honre o que Jesus , Jeová, Brahms, Buda ou quaisquer outros que possam ser mensageiros de reflexões às quais o homem devia exercitar-se para usar destas como um caminho do meio, onde a espiritualidade e o amor o tornem um ser melhor e possa buscar a paz entre os homens, aceitando-os como iguais, sem contanto perder sua individualidade e seu senso intelectual de evolução humana.
Ainda seremos por muitos séculos vítima da mediocridade humana, da falta de amor, do comodismos egóico de saber dono da sua verdade,sem contestar ou questioná-la, verdade esta  enlatada. Muito mais fácil viver num mundo pequeno onde você acredita ser Rei, do que abrir a mente e aprender que a vida nos obrigada a estar em constante transformação. Sou mais uma apenas, nada em especial, talvez grite mais alto, seja idealista, mas esse é meu motivacional, tirar as pessoas do limbo da acomodação e da ignorância, de fazê-las acreditar que podemos mudar a nós mesmo,desde que nos comprometamos com isso. 
Hoje não mais percebo cumplicidade nos olhares, encontro mais o ceticismo que envenena a amorosidade, que fecha o coração, que faz da amizade um título sem fundamento prático de levantar as mangas e suar a camisa pelo amigo, de se doar ao que necessita, mesmo que seja dentro de suas limitações, mas que FAÇA, não só coloque mensagens escritas no Centro Espírita para energizar, que coloque nome na caixinha do Reiki, que faça mais do que orar ou fazer promessas, que tome atitudes dignas de criar mudanças, que tragam resultados, que lhes vai encher os olhos e o coração de auto-estima por você ser BOM, fazer o bem, em vez de ser um rato bulinando o mouse.
Eu sou do tempo de ver Daniel Bonn na TV, e acreditar na luta armada de ideais para o bem do povo.

7 comentários:

Anônimo disse...

Pois é Sázinha: estou comentando ainda meus favoritos, quando sobra um tempinho...sabe refleti da responsabilidade que tenho este ano - concluir o mestradoe entrarpara o doutorado - e achei melhor me ausentar da refelxão no blog, porque sempre que me comprometo com algo levo muito a serio, e o blog era algo que eu levavav a serio. O que não quer dizer que em um momento relax eu não continue lendo o de vcs. è que comentar também demanda tempo ,né. Dei uma de Maria Machadinha e tomei uma posição.
Quanto a isso, me revolta também a hipocrisia de muito, principalmente aqueles que possuem um discuros e agem ao contrario do que falam. eu não consigo ver a hipocrisia como algo normal. mas ela esta banalizada. as pessoas não possuem ética nem para ser aquilo que dizem ser. Boas idéias, mas difíceis de por em prática. Isso é o que mais me irrita. Se as pessoas não podem por em prática seus discursos megalomaniacos, se entre 4 paredes são alvo de suas próprias críticas, como podem dormir de noite? Eu na minha vasta insônia não me reconheço com este problema, me reconheço sempre perguntando como as pessoas podem nem ao menos se sentir mal em não ser aquilo que bravejam...

grande beijo...hoje so vou comentar o seu. a pilha de livros me chama...te adoro Sá, cuide bem deste coração de ouro e desta cabeça de idéias limpas.

Desabafando disse...

Ë verdade...as pessoas reclamam muito, criticam muito mas pouco fazem pra mudar a situação. E o pior é ver esse desrespeito e intolerância com as diferenças e esse tipo de posição parece que vem sempre daqueles que se acham os donos da verdade e da razão mas que no fundo tem tanto a melhorar quanto qualquer outro.

E eu tb recebo muito lixo via email. rsrsrs...

Tenha um ótimo fim de semana

Diário Virtual disse...

bah adorei o texto!

como eu iria gostar de uma psicoterapia em grupo, e realmente, o que mais tem é gente hipocrita... fazer o que né... é a vida...

q saudade daqui!

bjos e boa semana

Felicia disse...

É, sabe que às vezes penso que deveria agir mais como "maria machadinha", pois "engulo" certos fatos que só me traz dor física e emocional.
Não ter que engolir certas coisas e mostrar a outros o quão maléfico são certos atos deve ser sempre ato instantâneo. Eu tenho que aprender a chamar mais a "maria machadinha" para entrar em ação.

beijo grande querida !

DESASSOSSEGADA disse...

Hoje em dia falar é muito mais facil, parece que a hipocresia tomou conta do mundo, discursos prontos mas nem mesmo os que o fazem sao capazes de segui-lo.

O mundo precisa de mais pessoas como vc que nao se calam diante de injustiças, pessoas como voce que cae mas levanta que luta nem que seja sozinha pra defender o seu territorio e tudo o que conquistou nessa vida.

Tenho uma enorme admiração pela mulher machadinha que quando necessario entra em cena.

Bjao

Rê_Ayla disse...

sei lá... hj em dia fala-se muito, e age-se pouco. Discursos, discursos... e nada de ação. E sobra hipocrisia. E sobre desrespeito. E sobre discriminação, preconceito.

Às vezes, me entristece olhar pro ser humano e o q ele tem feito ao mundo e aos outros de sua espécie. Outras vezes, pego a machadinha.

Desabafando disse...

Sá, tem selinho pra vc lá no meu blog. Passa lá pra pegar.