segunda-feira, 3 de maio de 2010

Roteiro de Mãe - Vagina, útero, peito, coração, colo = Cúmplice sinceridade

Existem simbolismos que nunca morrerão em nosso inconsciente coletivo. A mãe está intimamente associada à Lua, um dos primeiros símbolos associados à mulher, à gravidez-fertilidade da agricultura, logo à magia das sombras, o mistério da noite, à feitiçaria. A mulher é vista também associada à terra, à matéria fertilizada, a que germina o sêmen e dá forma à vida. Um papel de Deusa e Diaba, de Virgem e Prostituta, uma energia sempre muito "atacada" exatamente por sua diversidade e instabilidade. Como ainda hoje dizem os homens: _ Como compreender uma mulher?
Mas a maior associação é a da Mãe, essa pessoa especial porque é de seu ventre que nasce uma nova vida e é ela aquela pessoa que conduzirá grande parte da estrutura de uma criança, uma família por um bom tempo, e será sempre uma referência de laços existenciais para sempre com os que gera ou cria.
Essa imagem etérea da Mãe transformou a mulher numa imagem de poder que chega ao cúmulo de quando a mulher gera um filho, muitas vezes sua sexualidade é minimizada pelo marido, e quase canonizada como "mãe de seus filhos", não mais a puta na cama, essa vai ter que ser a da esquina mesmo. Muito complicado isso que acontece com essa pessoa de mil e um ofícios, que chora e luta como uma guerreira a prover seus filhos, que pode quase tudo e tem dentro de si um rio de emoções que a transformam num ser além do ventre-terra fértil,mais além com seus sentidos extras em alerta que carregam a prole dentro de si.

Mas ser Mãe é bem mais do que essa preciosa experiência de gerar um filho, ela começa lá na sexualidade, no quanto de educação e conhecimento recebeu dentro de casa, os pais tem perfeito pavor de falar de sexo, parece que sexualizar a relação é permitir intimidade, ou seja, uma quebra na autoridade. De uma burrice descomunal, mas infelizmente as coisas mudam muito e as pessoas se desatrelam do mais importante, que é conduzir um ser humano para um desenvolvimento saudável, ehehhehe, quase que ía escrevendo "sustentável", é muita injeção na veia de desenvolvimento sustentável.
Filho é algo que ensina a ser gente desde que se dá banho,se toca o corpo, acaricia,coloca no peito, aconchega nos braços quando chora. É a partir de toda a relação que a criança recebe de quem a cuida, que ela se sentirá amada, cuidada e segura fisicamente. A menina cresce e precisará ter seu feminino desenvolvido em contato com sua mãe ou alguma pessoas do sexo feminino. É quando se convive com a intimidade do corpo, as capacidade de se tocar sem abuso, sem maldade,sem molestar a criança. Saber a diferença entre um carinho corporal e um toque abusivo de alguém que se excita. Muitas mães usam do ato da amamentação já dos filhos mais crescidos, como uma forma de excitação sexual, mesmo que existindo uma justificativa, a criança percebe a diferença,percebe a intenção , mesmo que intelectualmente ela não consiga traduzir o incômodo. A menina adolescente precisa saber se tocar, conhecer seu corpo,saber se proteger de abusos, isso dependerá das informações que recebe em casa e na escola e do exemplo que tem da sexualidade dos pais e da moralidade. Uma pré-adolescente bem instruída saberá encarar o sexo como algo natural, perceberá as mudanças em seu corpo e as aceitará como algo natura ao seu desenvolvimento feminino, à preparação do corpo para a maternidade, com a menstruação acontecendo, os pelos crescendo, os seios se avolumando e o desejo junto a uma enorme curiosidade, levando-a a querer experimentar o sexo. Sexo começa nas mãos, lembram de "mão naquilo", aquilo na mão" ? Depois vem a boca,língua, dedos, orelha, ânus, todas as curvas e orifícios possíveis de favorecer o erotismo, o tesão, a satisfação de excitar-se e excitar o outro. Daí é um escorregão e o pinto tá lá dentro, da mesma forma que a ejaculação "brota" e pluft, gozou!
Camisinha é bom se você lembra de colocar antes, é ótimo quando se usa e pede-se pra usar sem constrangimentos, e continua a usar mesmo depois de um tempo . Confiar sim no parceiro, mas se preservar em primeiro lugar. Assim existem FILHOS DO ACASO, não acredito muito no acaso, depois de conviver um bom tempo com grupos de grávidas no pré-natal, pude perceber que algo além do nosso controle pessoal e diante de todos os métodos anti-conceptivos, as crianças "acontecem", e mais interessante ainda, que nem sempre há o oportunismo de um aborto, existem filhos que "tem que nascer" e quando se dá conta, já era, tem vezes que nem tentativa de aborto funciona, o bichinho fica lá, fincado na parede do útero, que nem unha encrava de tão teimoso, e nasce na boa, não sei se BOA total, depois da mãe ter querido tirar ele na marra do caminho de vida dele.
Ser Mãe é ser FIO CONDUTOR de um ser humano, é saber pensar antes de abrir as pernas, é assumir responsabilidades quando leva adiante uma gravidez, é saber de cor e salteado que sexo faz filho e como faz. Sabendo evitar, sexo não fica tenso, dá pra brincar e ter prazer com responsa, dá para escolher parceiro, evitar DSTs, não se contaminar com o vírus da Aids, nem contaminar os outros por pura inconsequência. Ser Mãe é cultivar o crescimento do feto, fazer dele um ser humano ao deixar ele nascer, é fazer dele alguém na vida, seguro, sadio, é tirar de dentro da barriga e por pra fora, no Mundo. Ter filhos é opção, é propósito, é limitação quando não acontece, mas ser Mãe é tanto de amor que se dá a quem se educa e cuida, sem precisar do mesmo sangue, é dar exemplo, orientar, dar a mão, ser paciente para ensinar e aprender como é ser pequeno de novo. É entrar nesse mundo imaginário onde você mãe é o Herói que salva, que mata a fome, que briga e te defende, é que chora contigo, que te deixa de castigo e te dá beijo de boa noite. Cada mãe é de um jeito, tem mãe pra todo jeito, mãe que rejeita, que violenta, que joga na lata de lixo, que escolhe o mais feinho, que acolhe o abandonado, que cuida do vizinho, do enteado.Que acima de tudo seja Mãe de coração aberto, que não mate, antes se previna, que doe a tantos que carecem de ter, que não maltrate, que não minta, não esconda a verdade, que seja sempre quem é,mesmo que fora do normal, do padrão, um filho sempre amará o amor de verdade.




7 comentários:

Desabafando disse...

Tem tanta gente que coloca filho no mundo mas não tem nem maturidade nem responsabilidade pra lidar com eles não?

Roberta de Souza disse...

Lindo seu texto.

bj

Rê_Ayla disse...

Lindo seu texto [2]

se apresentam de 12/05 a 17/05 (tem q checar se terá na sua cidade)

Amiga do Cafa disse...

Gostei da maneira como falou sobre as mães. Lindo texto. Falar de mãe é falar de mulher.
Eu nunca quis ser mãe. É uma grande responsabilidade. Ser mãe e doação. Dedicação. Admiro todas as mães. Todas as mulheres que enfrentaram um parto. Que criaram seus filhos. Que abriram mão, muitas vezes da própria vida, por causa dos filhos. Mães são guerreiras. Lutadoras.
Parabéns pela sua homenagem !!

Grande beijo !

Anônimo disse...

Vc viajou pelo cordao umbilical querida!!!, eu, mae, amante da dadiva, incorporada, adoradora de crinças, tenho verdadeira identificaçao com crianças e adolescentes. Acho que parte de mim nao cresceu e vejo atraves de atitudes como adorar ver filmes infantis e ler turma da Mônica com ele, dai retrocedo 25 anos de minha vida. Através dele posso ser criança e adulta ao mesmo tempo, curioso. Momentos como a primeira ecografia, aquele coraçao batendo, em um ser de 3 cm, é quase obra de ficçao cinetífica, mas nao é. Ver o rosto, a curiosidade antes de ele nascer, preparativos pra receber...ver hj ele ja aprendendo a ler, curioso...sei lá..nao tem palavras suficientes para falar;
lindo texto
sumida dos coments mais lendo sempre seus textos lindos.

bjao

José Sousa disse...

Lindo, lindo. O Blog está de mais! Bonito o seu blog e o que escreve. Prsabéns. Sou um amante e defensor da natureza. Vivi 14 anos dentro de selvas e savanas em Angola. É pena que o ser Humano está destruindo a riqueza que a natureza nos oferece. Consuulte meus blog's, eles tem muita coisa, com alguns poemas de minha autoria, que poderá ler e deixer um comentário. Tambem gostei do seu e do que escreve.
www.congulolundo.blogspot.com
www.queriaserselvagem.blogspot.com
Bom fim de semana.
Um beijão.

Sandra Gonçalves disse...

Testando os recados.