terça-feira, 13 de abril de 2010

Vítimas e Invejosos na Abundância

Eles estão sempre numa lamentação interna, a voz já tem até um timbre meio "fio desencapado carente", em meio à sua abundância, seja pelo que possuem, normalmente não são pessoas que vivem com pouco, seja pelo que sentem, tudo para elas é grandioso, intenso, sentido até as raias do inferno da dor humana, existe também uma enorme abundância de um sofrer em silêncio com medo de perder o que ainda lhe resta. Para finalizar, essas pessoas são eternas incomodadas com algumas pessoas que contrariam suas expectativas já negativas e frustradas, e adoram tecem comentários , aqueles ruídos sarcásticos, maldosos, é o ranço que se acumula numa observação crítica de alguém que deseja invalidar quem sai do buraco e constrói degraus para cima.
É um vazio repleto de dor emocional, de amargura, de ressentimento, e claro que essas pessoas jamais podem admitir serem tão más, pois essa violência emocional é expressa de alguma forma no dia-d-dia. Como serem amadas, ou serem pelo menos donas do controle dos que ama, se forem opressoras? Se vestem de santas e vítimas até que encontram naqueles que não vivem carregando fardos para chamar atenção e ter "valor" = peso, aí elas eriçam e se transformam em cobras a sondar sorrateiramente o que de mau e negativo os outros têm.
É muita infelicidade uma pessoa que se deixa envolver por essa saga lamurienta de infelicidade pessoal, uma distorção de suas qualidades, auto-punição revestida de um martírio auto-imposto e uma descarga dessa dor para os outros, para poder também ser alvo de compaixão e compreensão pela dureza e radicalidade com que quer reger o mundo a seu modo. Fico observando como esse clamor é preenchimento de um vazio interior. Tudo que esta pessoa constrói carece de validação, tudo o que possui é valor para os outros, ela está sempre mostrando a bandeja de prata, os dentes de ouro,mas nada do que faz conquista quem deseja, pois ela não dá de si, ela oferta o que possui, e lógico, cobra e depois morre por dentro, rejeitada, injustiçada. Ela não enxerga sua dureza, suas exigências e imposições, ela tanto faz e acredita que por isso pode cobrar. Ela tenta sempre enlaçar os outros em seus braços "caridosos" e depois dá um nó no abraço e assim, fica ela aprisionada à sua própria isca e passa a ser usada pelas pessoas acorrentadas a ela, e extremamente distantes dela.
Tanta gente que se auto-invalida, tanta gente que não qualifica seus valores, potenciais, são "de bem com a vida" para os outros, socialmente realizados, prósperos, mas na intimidade são pessoas infelizes com elas próprias, que não valorizam quem são e tudo o que constroem na vida, são eternos insatisfeitos por desejarem demais, sofrerem demais pelo que não conseguem obter, sofridos demais com as coisas e pessoas que perdem. São incapazes de lidar com seus limites sem vê-los com olhos de complexo de inferioridade. Sobra muita raiva e angústia para os que são relativamente felizes, que realizam, conquistam pequenas coisas. Para essas pessoas a inveja nem é consciente, pois elas detonam aqueles que se opõe à visão delas sobre a vida. Sofrer faz parte,ser vítima é consequência por sofrer calada, aceitando tudo,pois MUDAR a si mesmas é impossível, pois elas poderiam ser felizes, serem a "galinha dos ovos de ouro", produtivas e validadas pela sua competência, dedicação,e pelo seu auto-reconhecimento, lágrimas e orgulho só pelo que fazem de si mesmas diante da vida.

7 comentários:

Roberta de Souza disse...

Muito bom seu texto!
Sua avaliação foi muito bem colocada!

Tem sorteio lá no Mix, já se inscreveu??

bj

Desabafando disse...

Ótimo post! Eu ando batalhando muito pra mudar certas coisas interiormente e fico feliz ao constatar que apesar de nem tudo exteriormente ainda estar bom, que pelo menos não estou fingindo a mim mesma como muitos por aí fazem.

Marilyn Jones disse...

otima definição desse tipo de gente!
eu conheço duas, uma em especial é a vitma do mundo!
adorei seu blog.
beijos

Amiga do Cafa disse...

Visitando pela primeira vez.
Excelente texto.
Tanto para comentar.
Posso dizer que , não sei se sou uma destas pessoas, mas encontro muitas assim pelo caminho.
Amizades que são construídas e a outra pessoa vai se ofertando, oferecendo sem que você peça, e começa um jogo de manipulação que se você não interrompe vira um jogo doentio com o dominante e o dominado.
Cansado de ser cobrado, o outro se vai, o que fica, inverte o jogo, se diz decepiconado, desiludido, se faz de vítima e você é o algoz. Nossa, ele lhe deu tanta amizade e você o desiludiu. O abandonou.
Sabe o que eu faço ?
Nada. Deixo que cada um pense o que quiser. Só quero a minha liberdade! Não a manipulação. Aos jogos de sedução.
Beijos

Morbid_Angel disse...

Oi Sa! Como esta?
Texto q nos faz refletir tanto sobre nossas atitudes como a de mtas pessoas.
Vou tomar a liberdade aki e roubar a frase da Amiga do Cafa:

"Cansado de ser cobrado, o outro se vai, o que fica, inverte o jogo, se diz decepiconado, desiludido, se faz de vítima e você é o algoz."

Vc jah sabe q eu jah fui chamado LITERALMENTE por uma pessoa com esta palavra? Algoz...
Sim, ela qria q eu fosse a perfeicaum, me tratava com idolatria fora do comum e, qndo, como humano, dei meu primeiro deslize, ela me excluiu da vida dela, qndo fui procurar por ela e pedir desculpas (coisa q naum deveria ter feito, pois ela dizia me amar cmo se fosse seu filho e pessoas q amam aos seus filhos naum o abandonam simplesmente), ela soh me humilhou, disse q eu era um algoz, um monstro e tantos outros adjetivos nada agradaveis.
Ela sempre foi a santa, a vitima e ainda disse q "naum podia ser responsavel por seus atos" pq sofria de depressaum.
Fala serio neh? Desde qndo alguem com depressaum naum pode se responsabilizar por seus atos sendo q conheco esquizofrenicos q o fzem! Isso eh questaum de krater.
Ah, eu respondi ao seu comentario em q me perguntou sobre meu tratamento.
Bjos meu anjo. Te amo.

Diário Virtual disse...

òtimo post, como sempre trouxe algo de positivo pra minha vida.

adorei!

Rê_Ayla disse...

definição perfeita desse tipo de gente...
ando querendo mandar uma (vítima de tudo, coitadinha) se matar logo em vez de ficar enchendo o saco alheio...rs...

Pra variar, adorei o texto.